Como aprender línguas estrangeiras de graça

Não é segredo pra ninguém que saber uma ou mais línguas estrangeiras é uma necessidade real nos dias de hoje. O Inglês, por exemplo, deixou de ser um extra e se tornou nos últimos anos língua obrigatória para entrar no mercado de trabalho e fazer cursos.
E se você acaba de ficar desesperada porque mal sabe contar os números em Inglês, muito menos Hebraico, Japonês, Francês ou Russo, pode relaxar. Com força de vontade é possível aprender várias línguas de graça, praticando com nativos, pela internet.
Eu gostaria de compartilhar com vocês algumas coisas que conheci durante a vida e que influenciaram muito a pessoa que sou hoje. Espero que essas dicas de como aprender idiomas de graça online possam ser úteis para vocês também.
Eu selecionei alguns dos recursos na internet (sites, redes sociais, etc) que mais gosto para aprender uma nova língua sozinha:

Live Mocha

No Live Mocha você pode aprender qualquer língua praticando com pessoas de todos os lugares do mundo. São dezenas de cursos nas mais variadas línguas totalmente de graça.
livemocha
Os exercícios são corrigidos por nativos da língua que você está estudando. E o melhor: além de praticar a escrita, você também pode praticar a fala, por meio de gravações de áudio.
Depois de gravar o áudio, você envia e centenas de colaboradores fluentes irão avaliar sua proficiência na língua. É uma experiência muito enriquecedora.
Para ganhar pontos e ter acesso a mais recursos, você pode colaborar revisando as atividades feitas por alunos estrangeiros que querem aprender o Português (Brasil).
O site funciona por meio de uma troca de conhecimentos e favores. Todos se ajudam mutuamente, fazendo do Live Mocha uma ferramenta muito eficaz para a aprendizagem de novas línguas.
É ideal para quem não sabe nada da língua que deseja estudar ou tem um conhecimento bem limitado. No primeiro dia, você já aprende algumas frases.

Youtube

Você pode encontrar de tudo no Youtube e isso vale também para aulas de idiomas. Desde aulas básicas de gramática até dicas de pronúncias.
Use o Youtube também para ouvir músicas, assistir seriados, filmes e vídeos na língua que está estudando.

Redes Sociais com Estrangeiros:

Eu ganhei fluência no Inglês conversando com nativos nas redes sociais. Fiz muitas amizades de todos os lugares do mundo (Israel, Estados Unidos, Austrália, Portugal, etc), e alguns deles, vieram a se tornar grandes amigos.
A rede social que mais fiz amigos foi o InterPals. Tá certo que tem um monte de scammers lá, mas com um pouco de sorte você consegue conhecer pessoas incríveis. 
interpals
Outra alternativa é o PalTalk. É um programa de mensagem instântanea, permite o usuário interagir por meio de vídeo, voz e textos ao mesmo tempo. Para usar o serviço, precisa fazer o download grátis do  programa primeiro. Já usei ele algumas vezes, tem uma variedade enorme de salas.
Se você quer encontrar alguém pra praticar uma nova língua, com certeza participar de uma dessas redes sociais é prioridade.
Tem centenas de redes sociais similares e você pode usar elas não somente para conhecer novas pessoas, mas para fazer novos amigos, conhecer uma nova cultura e tudo isso sem  gastar um centavo, sem livros e sem provas.
Eu sou totalmente a favor de aprender novas línguas de forma lúdica, conversando informalmente com os amigos, lendo jornais da língua nativa, vendo filmes e escutando música.
Eu espero que vocês tenham gostado deste post, embora eu saiba que vocês adoram falar sobre maquiagem e cabelos, não podemos esquecer também de outros assuntos importantes como estudos e carreira.
Se você aprendeu uma língua estrangeira, compartilhe sua experiência.

Qual língua você gostaria de aprender?


2 comentários:

  1. Como seu blog está muito bonito...
    Estou passando para te convidar para uma visita ao meu blog este mês tem um sorteio super legal da mascara da silicon mix de bambu se der da uma passadinha lá http://kindstyle.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Yo gustaría aprender Francés, Inglés, Español, Italiano y Alemán.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...